17.12.08
Professores e alunos da Universidade Estadual de Roraima estiveram reunidos nesta quarta-feira (17) definindo como vão atuar no Projeto Rondon, uma iniciativa do Ministério da Defesa.
De 324 propostas apresentadas por universidades particulares e públicas de todo o país, duas da UERR foram selecionados pelo Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Os trabalhos serão coordenados pelas professoras Sandra Kariny Saldanha e Simirames Pontes, respectivamente, nas cidades de Beruri (AM) e no município de Alto Alegre entre os dias 30 de janeiro e 15 de fevereiro.
Além de Kariny e Simirames, também estão nas coordenações dos grupos as professoras Maria das Neves Pinheiro e Marilene Kreutz de Oliveira. Cada grupo terá seis alunos participantes.
“Os acadêmicos escolhidos já têm experiência em ações comunitárias. Estão todos empolgados. Vamos desenvolver palestras, oficinas e minicursos nas áreas de meio ambiente, comunicação e lazer”, diz a professora Sandra Kariny, que foi rondonista quando estudava no Rio Grande do Norte.
O reitor Nonato Vilarins participou da reunião de planejamento e conversou com os rondonistas sobre o impacto que as ações vão exercer nas comunidades. “Há muita ansiedade das pessoas, elas esperam que você as ajudem a solucionar os seus problemas. Espero que tenham sucesso na viagem e nos tragam sugestões para aplicar aqui e ajudar a resolver os nossos problemas”, disse o reitor.
Poucas universidades do Brasil conseguiram aprovar os trabalhos nos dois conjuntos de projetos, informa Amarildo Batista, Chefe da Divisão de Estágios. Os projetos foram divididos em dois conjuntos, um abrangendo as áreas de cultura, direitos humanos, educação e saúde e outro nas áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho.
As ações do conjunto de cultura, direitos humanos, educação e saúde acontecerão no município de Alto Alegre. A UERR trabalhará em parceria com a Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Os trabalhos do conjunto de comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho acontecerão no município amazonense de Beruri, no Amazonas, a 127 quilômetros de Manaus, onde a Universidade Estadual de Roraima será parceira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita.
Projeto Rondon – Criado em 1967, é uma ação de integração social coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração do Ministério da Educação. Envolve atividades voluntárias de universitários, por meio do intercâmbio entre os estados e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.