Acadêmicos do 8º semestre do curso de Educação Física, da Universidade Estadual de Roraima, participaram de uma oficina de Boxe, na última quinta (28), que contou com a presença de dois campeões nacionais e do instrutor Ronaldo Silva.
A oficina faz parte da disciplina de Fundamentos de Luta e serão realizadas ainda as de Judô, Karatê e Taekwondo. Eles participaram, na semana anterior, de uma sobre Capoeira. O objetivo, segundo o professor Carlos Feu, é promover o esporte de luta e inserir o aluno na cultura corporal do movimento.
“Estamos convidando professores renomados desses esportes de luta, daqui de Boa Vista, para ministrar as oficinas. Os alunos acabam tendo um contato com profissionais e interagem com o mercado”, disse Feu.
O instrutor Ronaldo Silva é proprietário da academia de Boxe American Champion, no bairro São Francisco e do Projeto Atleta Olímpico de Roraima, no Caranã, que atende 106 crianças carentes há seis anos.
“É gratificante ver esses garotos querendo treinar e ser treinadores de Boxe. Adoro falar sobre o que faço”, disse Ronaldo, referindo-se ao convite para ministrar a oficina. Ele finalizou dizendo que “poderia ter ido para o mundo das drogas e da criminalidade, pois nasci num lugar muito violento, mas foi esse esporte que me tirou da miséria. Por isso procuro ajudar outras pessoas. Nossos atletas carentes já ganharam 16 medalhas nacionais de Boxe. Destas, cinco foram nos últimos 18 meses”.
Os atletas do Projeto Atleta Olímpico de Roraima Guilherme Brasil, Andressa Silva e Guilherme Neto são medalha de Bronze nacionais. Gidson Pereira é Prata e James Dean Pereira é Ouro. Os dois últimos participaram da oficina na UERR.