A Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) devem assinar, em breve, um termo de cooperação técnica. A ideia é criar parcerias em grupos de pesquisa científicas e também colaboração na área de TI (Tecnologia da Informação).
Um dos benefícios diretos desta cooperação será a introdução do Uerr na RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Estão conectadas a rede as principais universidades e institutos de pesquisa do país, beneficiando-se de um canal de comunicação rápido e com suporte a serviços e aplicações avançadas.
Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede IP está entre as mais avançadas do mundo e possui conexão com redes acadêmicas estrangeiras, como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa).
Segundo a reitora Patrícia Macedo de Castro a Uerr e o Inpa já estão criando um grupo que elaborará um plano de trabalho a ser desenvolvido pelas duas instituições. “Ao final dos trabalhos deste grupo, assinaremos o termo de cooperação técnica que irá beneficiar a Uerr em vários segmentos, onde os principais são as pesquisas e a área tecnológica”, finalizou a reitora.