O governador Chico Rodrigues (PSB) assinou na tarde desta sexta-feira (16) o Decreto 17.047-E, que dispõe sobre a criação de Comissão Técnico-Pedagógica para estudos da viabilidade da implantação dos cursos de Medicina e Biomedicina na Universidade Estadual de Roraima (Uerr).
A solenidade contou com a presença da reitora da Uerr Patrícia Macedo de Castro e dos membros que integrarão a comissão, que terá o prazo de 60 dias para concluir os estudos. Em seguida dará prosseguimento à elaboração do primeiro vestibular para o ingresso dos acadêmicos. Isso deve ocorrer até o final de 2014, com o início das aulas para o primeiro semestre de 2015.
A reitora Patrícia Macedo, destacou que a implantação do Curso de Medicina é uma das metas de expansão dos cursos existentes na Universidade Estadual de Roraima proposto pelo governador Chico Rodrigues, em razão da crescente necessidade de médicos nas unidades de saúde existentes no interior do estado.
Ela citou como exemplo que dos 486 médicos existentes em Roraima, apenas 50 estão prestando serviço no interior. “Em razão desta demanda, a implantação do Curso de Medicina será de extrema importância para sanar esta deficiência, e garantir à população um atendimento de excelência pelos novos profissionais.”
“O decreto assinado pelo governador Chico Rodrigues instituindo a comissão técnico-pedagógica formada por diversos integrantes do governo, tendo como responsável o professor doutor Evandro Luiz Ghedin, pró-reitor de Ensino da Uerr, é o primeiro passo para iniciarmos os estudos de viabilidade para, até o final deste ano, depois de concluído e estabelecidas as parcerias necessárias, darmos início ao primeiro vestibular para estes dois importantes cursos. Vamos trabalhar em parceira para que antes do prazo de 60 dias estejamos com todos os estudos prontos”, declarou a reitora.
Para o governador Chico Rodrigues, a implantação deste curso atende a uma demanda da população estadual, evidenciada pela apresentação das estatísticas que apontam que apenas 50 médicos estão atendendo a população dos 14 municípios, e reforçou que já manteve contato com o presidente do Conselho Regional de Medicina, Alexandre Marques, que foi bastante receptivo e já se colocou à disposição para ajudar no que for necessário.
“A demanda reprimida por médicos é algo que nos preocupa, principalmente nas unidades do interior onde a carência é bem maior. Nossa intenção é mobilizar o maior número de parceiros em vários segmentos estaduais, a exemplo da Universidade Virtual de Roraima (Univirr), que oferecerá o pré-vestibular aos alunos que não têm condições de pagar um curso preparatório, e de alguma forma priorizar as pessoas que residem no interior para que tenham condições de disputar de forma igualitária o vestibular”, destacou.
Parceria – O governador Chico Rodrigues informou que, após a conclusão do trabalho da comissão, o próximo passo é buscar junto ao Ministério da Educação (MEC) a autorização para a implantação do curso, além da parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) que já se comprometeu em ajudar com todo o suporte logístico pedagógico, após a liberação do projeto que será apresentado junto ao MEC.
* Por Ricardo Gomes/Secom/RR