Acadêmicos do curso de Turismo da Universidade Estadual de Roraima realizaram uma visita técnica ao Parque Nacional do Viruá, no sul do Estado, neste sábado (20). Conheceram a estrutura de visitação, trilhas, e o estado da natureza em termos de conservação e preservação.
A visita técnica faz parte das atividades das disciplinas de “Turismo e Meio Ambiente” e “Geografia do Turismo”. Os acadêmicos receberam apoio dos gestores do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) de Roraima.
O analista ambiental, Nilton Barth, do ICMBio, que acolheu os acadêmicos, fez as intervenções necessárias na forma de interpretação ambiental e palestra. Falou sobre os principais trabalhos realizados no Parque, as conquistas, os problemas e os desafios enfrentados em uma Unidade de Conservação.
Barth alertou sobre a importância de se avançar com a estruturação das trilhas, da sinalização, da estrutura de recebimento ao visitante, inclusive para pernoite, atualmente suspenso devido à necessidade de reformas prediais.
A visita foi dividida em três etapas, realizadas ao longo do dia, em que os acadêmicos puderam aprender sobre a fauna e flora, inclusive avistando algumas espécies, e fizeram o percurso até a samaúma gigante, um dos grandes apelos turísticos do Parque.
“A visita resultou em múltiplos ganhos acadêmicos e científicos, e abre portas para que os alunos de Turismo da UERR possam dar uma contribuição voluntária mais ampliada em apoio à gestão do Parque. Um questionário será respondido pelos acadêmicos e será convertido em Relatório a ser entregue aos gestores do Parque Viruá”, disse o professor Ismar Lima.