Um grupo de 16 acadêmicos que cursam o quarto semetre de Ciências Contábeis em São João da Baliza realizou uma visita técnica a Boa Vista nos dias 15 e 16 de abril. O objetivo da jornada à capital foi conviver com aspectos práticos da profissão – alguns dos quais não existem na região onde estudam. O evento foi promovido pela UERR em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de São João da Baliza.
“É uma complementação à teoria. No interior não tem alguns órgãos imporantes aos quais estamos ligados”, avalia Roniere Ferreira, acadêmica do curso. “Na capital tudo funciona de um jeito diferente, com mais estrutura”.
Os acadêmicos visitaram a Junta Comercial do Estado de Roraima, o Sebrae, as secretarias de Finanças de Boa Vista e da Fazenda do Estado, onde participaram de palestras e bate-papos sobre a informatização do processo de criação de empresas, empreendedorismo, captação de crédito, gestão financeira e outros temas relevantes à área.
Marcílio Alves Chiacchio, coordenador do curso de Ciências Contábeis, afirma que a visita é uma forma de fazer com que os acadêmicos “pensem a contabilidade na prática, que envolve tanto a parte de criação e construção da empresa formal quanto a ideia de gestão apresentada pelo Sebrae”. O grupo também conheceu a Empresa Júnior de Contabilidade das Faculdade Estácio Atual. Uma das metas da visita é criar um empreendimento semelhante em São João da Baliza.