09.11.12
A Universidade Estadual de Roraima realiza na próxima sexta e sábado (16 e 17) o V Yamix, festival que reúne poesia, música, dança, artes plásticas e audiovisual na cidade de Pacaraima. Toda a programação é ofertada gratuitamente à comunidade e haverá participação de artistas da Venezuela, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Acre.
As atividades serão desenvolvidas no Centro Cultural Terra de Macunaíma, nas escolas estaduais Casimiro de Abreu e Cícero Vieira Neto, no hotel Pacaraima, na Câmara dos Vereadores e na quadra coberta da cidade. Serão oficinas, palestras sobre carreiras profissionais, intervenções poéticas, mostras de curtas, exposições fotográficas, lançamentos de livros e muitos shows musicais.
A palavra Yamix possui radical de origem indígena. Seu principal conteúdo recai sobre o significado da palavra “diversidade”. Além do radical, a palavra possui “mix” em sua organização, remetendo a mistura. Esses significados representam bem o objetivo do evento, promovendo cultura, e realizando reflexões sobre a diversidade arte. Em suas primeiras edições foi realizado em Boa Vista. Atualmente é o principal evento de extensão da Universidade Estadual de Roraima, que possui um campus em Pacaraima desde 2006. A organização-geral do evento é do professor Devair Fiorotti, diretor do campus.
ATRAÇÕES – Nos dois dias, as atividades começam às 10h e vão até depois da meia-noite. O V Yamix terá 13 apresentações musicais de Roraima, entre bandas e cantores solo. Da Venezuela virão a Orquestra Sinfônica de Guasipati, a banda In Situ e o grupo Tambores de Santa Elena. O grupo Mahamudra (MG), Sergio Souto (AC) e Eliana Printes (RJ) são as atrações vindas de outros estados do Brasil.
Três peças serão encenadas pelos grupos Cia. de Minas Gerais, Rever Bell e Cia. Artística Carruagem Viva. Jorge Macedo e o Fotoclube Roraima farão três exposições fotográficas. Interessados em trocar livros poderão fazê-lo no sebo Troca Letras. As demais atrações podem ser conferidas no blog do Yamix.