Além dos professores da Educação Básica, haverá vagas para acadêmicos de Letras e Pedagogia; Inscrições terão início dia 24 de julho
Em parceria com a Divisão de Fortalecimento do Currículo (DIFC) da Secretaria Estadual de Educação (SEED), a Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai ofertar curso de formação continuada para os professores da Educação Básica que atuam com alunos migrantes. A iniciativa será executada nos próximos três semestres letivos como ação do Programa de Formação (Profam), projeto de extensão da UERR.
A proposta é auxiliar os docentes no desenvolvimento e adequação de projetos, atividades e produção de materiais didáticos que possibilitem o acolhimento linguístico dos estudantes vindos de outros países. “Vamos oferecer formação continuada focada no ensino de línguas em contextos plurilíngues”, destaca Cora Gonzalo, professora do curso de Letras da UERR e uma das coordenadoras.
As inscrições serão feitas pela internet no período de 24 a 28 de julho. Poderão participar, no primeiro semestre, professores de áreas específicas, e posteriormente, as atividades serão ampliadas para os docentes dos demais componente curriculares. “Na primeira etapa vamos oferecer 30 vagas para professores de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa e 10 vagas para os acadêmicos de Letras e Pedagogia”, detalha Cora.
O formulário eletrônico dos professores está disponível neste link. Já os acadêmicos deverão acessar este link.
A partir da segunda fase do projeto serão incluídos os docentes de todas as áreas e abertas novas vagas aos acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia de todo o estado. O Profam será ofertado e certificado pela UERR, por meio da Diretoria de Educação Continuada – PROEC, em parceria com a SEED.
A abertura do curso de formação continuada será no auditório da UERR (Reitoria) no dia 08 de agosto. As aulas presenciais serão realizadas no Campus Boa Vista. Parte do conteúdo será ministrado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UERR.