Evento ocorrerá no dia 3 de abril, no auditório da Reitoria; Proposta é apresentar dados estatísticos da Força-Tarefa do Governo Federal
Integrantes da Força-Tarefa Logística e Humanitária Operação Acolhida vão apresentar um relatório das ações realizadas em seis anos de atuação em Roraima durante evento marcado para o dia 3 de abril, sediado pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). A exposição de números e outros dados ocorrerá a partir das 08h30, no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, no prédio da Reitoria, em Boa Vista.
A palestra contará com as presenças do Comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária Operação Acolhida, General Helder de Freitas Braga, e de representantes das agências nacionais e internacionais parceiras: Sara Angheleddu, da Agência da ONU Para Refugiados (ACNUR); Daniel Pereira, chefe do escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Boa Vista; e Luís Augusto Minchola, chefe de Escritório Interino do UNICEF em Boa Vista.
A comunidade acadêmica poderá realizar inscrição no local do evento. Os participantes receberão posteriormente certificados de 4 horas. O objetivo da palestra é relembrar a trajetória da Operação Acolhida, apresentar dados estatísticos e apresentar o processo de execução da Força-Tarefa, que já está há seis anos em desenvolvimento em Roraima com apoio de diversos setores do Governo Federal e instituições não-governamentais.
A Operação Acolhida foi criada pelo Governo Federal em resposta ao grande fluxo migratório de venezuelanos na fronteira entre Roraima/Brasil e Venezuela. A Força-Tarefa envolve o Governo Federal, estados, as Forças Armadas, órgãos do Judiciário, organizações internacionais e mais de 100 organizações da sociedade civil.
Os refugiados recebem atendimentos médicos, jurídicos, entre outros, e são deslocados, se assim desejarem, para outros estados brasileiros pelo processo de interiorização. Nesse caso, são selecionados para postos de trabalho ofertados por empresas que apoiam a ajuda humanitária do governo brasileiro.