27.09.11
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizará mais uma viagem ao Baixo Rio Branco como parte de quatro expedições previstas para acontecer até o final do ano. De 30 de setembro a 12 de outubro, uma comitiva de 23 pessoas irá realizar nas comunidades de Santa Maria do Boiaçu, Sacaí, Cahoeirinha e Caicubi ações do projeto de extensão UERR Rondon: Operação Boiúna.
A pró-reitora de Extensão, Maria das Neves Magalhães Pinheiro, explica que a proposta é contemplar as áreas da extensão universitária: comunicação, meio ambiente, tecnologia e trabalho, produção, cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. “O objetivo da Operação Boiúna é capacitar os acadêmicos para atuarem em situação real, desenvolvendo na prática os conteúdos aprendidos na academia”, disse
Maria das Neves, que coordena a expedição, disse que os acadêmicos irão atender as comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco, a partir de um diagnóstico realizado com lideranças das comunidades de Santa Maria do Boiaçu, Sacaí, Cahoeirinha e Caicubi.
“Os universitários irão ministrar palestras, oficinas, mini-cursos que atendam aos temas solicitados pelas comunidades, como agricultura familiar, resíduos sólidos, compostagem, trilha ecológica, reciclagem, saúde bucal, higiene corporal, DSTs e AIDS, sensibilização contra drogas lícitas e ilícitas, saúde do idoso, primeiros-socorros, incentivo ao esporte e capacitação de professores”.
Participam da expedição os professores Maria das Neves, Maria do Socorro Melo Araújo, Lucio Keury Almeida Galdino, Osvaldo Piedade Pereira da Silva, Robson Oliveira de Souza, Ricardo Luiz Ramos e Maria Elisabeth Gomes de Aguiar.
A pró-reitora destaca que importância da ação move-se entre a troca de saberes e o conhecimento, proporcionando à população ribeirinha melhor qualidade de vida, uma vez que o aprendizado desenvolvido nas ações de extensão, transformará o cotidiano da população. “É também de igual valor a formação de um cidadão consciente do seu papel na sociedade enquanto profissional”, disse Maria das Neves.
Acadêmicos – A tripulação do barco que descerá ao Baixo Rio Branco terá 12 acadêmicos que serão escolhidos através de uma seleção feita no Laboratório de Enfermagem, nos dias 26 e 27 de setembro. Serão disponibilizadas três vagas por área de conhecimento (Ciências Biológicas de da Saúde, Humanas, Socialmente Aplicadas e Agrárias e Exatas) e toda a viagem será financiada pela UERR.
Para conhecer a lenda que leva o nome da Operação Boiúna acesse http://www.boavista.rr.gov.br/Lendas.PHP
Baixe AQUI o Edital da Seleção do UERR Rondon: Operação Boiúna, e AQUI e AQUI as propostas de trabalho.
Informações na Pró-Reitoria de Extensão.