A Universidade Estadual de Roraima aplicou na manhã de hoje (19) as provas para 112 candidatos ao mestrado profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania. Eles disputam 20 vagas e o resultado preliminar sairá no dia dois de maio.
As informações sobre o certame podem ser acessadas no endereço http://cpc.uerr.edu.br/posgraduacao ou no mural da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. É responsabilidade do candidato acompanhar as publicações de todas as fases do processo seletivo. O resultado final sairá no dia seis de junho e a matrícula para os aprovados nos dias 13 e 14 do mesmo mês.
A prova de hoje é a primeira fase do certame. Ela é classificatória e eliminatória. A segunda fase, que também terá caráter classificatório e eliminatório, será de defesa oral do anteprojeto de pesquisa entregue no ato da inscrição, perante banca avaliadora. A terceira fase, de caráter classificatório, consistirá na análise do currículo do candidato.
O objetivo do mestrado é preparar profissionais para trabalhar em posição de liderança nas diversas instituições civis e militares em serviços de inteligência e setores da gestão pública de segurança e em órgãos privados, que tenham preocupações correlatas.
A proposta do mestrado está organizada em uma única área de concentração (Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania), sustentada por duas linhas de pesquisa. A primeira trata de Conflitos, crime, Violência e Direitos Humanos. A segunda linha trata da Defesa Social, Gestão Pública e Sustentabilidade.