A Universidade Estadual de Roraima realiza nesta quinta (13) uma palestra sobre “Patentes: Aspectos Legais e Implementação de Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT)”. A atividade começa às 16h, no auditório do campus Boa Vista e é aberta a todos os interessados. O tema será abordado por Fabiana Maria Martins Gomes de Castro, doutoranda em Direito Civil pela PUC-SP e professora da da Faculdade de Tecnologia de São Paulo. A atividade será coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UERR.
Conforme a professora, o objetivo da palestra é abordar os conceitos fundamentais de patentes e a importância do Núcleo de Inovação Tecnológica no âmbito universitário.
“A patente é uma das formas de criações intelectuais, pois temos ainda a marca, desenho industrial e indicação geográfica. A lei 10.973/04 dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa cientifica e tecnológica no ambiente produtivo visando à capacitação e alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país. A implantação de NIT no âmbito universitário é relevante uma vez que traz vantagens, credibilidade e recursos financeiros”, afirma.
A professora explica que ainda é pouco o conhecimento sobre a propriedade industrial e as contribuições proporcionadas pelo NIT. “Em síntese, é possível dizer que um conhecimento mais aprofundado da propriedade industrial atrelado à implantação do NIT permite o aumento de chances de levar os resultados da pesquisa para o uso da sociedade, a aplicação industrial, bem como gerir uma política de inovação tecnológica. Pesquisas apontam que no Brasil há uma forte assimetria entre universidades e empresas no âmbito de detentores de patentes”, conclui.
Para mais informações sobre a palestra, ligue 2121-0944.
Confira o Currículo Lattes da palestrante.