15.02.12
A Universidade Estadual de Roraima realiza nesta quinta-feira (16) a primeira fase do processo seletivo para ingresso no Mestrado em Ensino de Ciências oferecido pela instituição. 79 professores se inscreveram e farão uma prova escrita a partir das 8h, no auditório do campus Boa Vista. 23 são moradores dos municípios do Interior, para onde foram destinadas 15% das 20 vagas.
Quem atingir a média de 70 pontos na primeira fase fará a prova oral, defendendo o seu projeto de pesquisa. As aulas começam no dia 19 de março. O curso terá 14 professores doutores, sendo 13 do corpo docente da UERR e um convidado.
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, que lhe concedeu nota 3, o mestrado está voltado para a evolução e melhoria da educação de Ciências no estado de Roraima.
Conforme a pró-reitora de Pesquisa , doutora Ivanise Maria Rizzatti, a avaliação reflete que a UERR dispõe de corpo docente e instalações físicas como laboratórios, biblioteca e recursos de informática essenciais para o funcionamento do curso.
O mestrado oferece duas linhas de pesquisa: Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Espaços não-formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências. Representa um passo fundamental rumo à melhoria do ensino e capacitação dos professores das áreas de Biologia, Física e Química que lecionam no Ensino Médio e Fundamental.
Também contribui para o processo de consolidação acadêmica e institucional da Universidade Estadual de Roraima. O projeto foi desenvolvido pelos professores do Nupecem, tendo como responsáveis pela proposta os professores Ivanise Maria Rizzatti, Patrícia Macedo de Castro, Juliane Marques de Souza e Oscar Tintorer Delgado.