Colaborar com a inclusão de alunos com deficiência física e/ou transtornos neurofuncionais é o principal objetivo do projeto psicopedagógico desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) nas escolas públicas e privadas de Boa Vista. Nesta terça-feira (22), a chefe do NAI, Jussara Barbosa, ministrou uma palestra sobre o assunto na Escola Estadual Professor Antônio Ferreira, bairro Jardim Floresta.
A roda de conversa contou com a participação de 25 professores, e todos os presentes receberam informações sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146) e a Lei 14.245, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
De acordo com Jussara, a proposta foi mostrar aos docentes estratégias pedagógicas inclusivas. “Nosso objetivo é contribuir para a formação dos profissionais da área de Educação no sentido de que percebam e encaminhem para a avaliação e intervenção multiprofissional, o mais cedo possível, crianças com deficiência cognitiva, comportamental e neurofuncional”, destaca.
A iniciativa do NAI/UERR oferece às escolas palestras e minicursos sobre como os diversos transtornos comportamentais e cognitivos podem interferir no processo de ensino-aprendizagem. São eles: Transtorno do Espectro Autismo – TEA, Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade – TDAH; Dislexia, Discalculia, atraso mental e altas habilidades/superdotação.
Para solicitar uma palestra ou minicurso os gestores devem enviar e-mail para nai@uerr.edu.br. As rodas de conversa são agendadas conforme as demandas e são direcionadas a toda a comunidade escolar.