09.04.10
Com a proposta de integrar a comunidade acadêmica e aumentar o seu nível de conhecimento a (UERR) Universidade Estadual de Roraima realiza o Intercampus do curso de Agronomia. O evento itinerante tem promovido a visita técnica dos acadêmicos de Agronomia nos campus da UERR no Estado.
Na primeira edição do Intercampus, que aconteceu nos dias 27 e 28 de março, participaram 48 alunos do 6º e 8º semestre do curso de Agronomia de Alto Alegre, que viajaram para Normandia com o objetivo conhecer a realidade do produtor rural daquele município.
O professor Robson Oliveira de Souza, coordenador do curso de Agronomia, contou que durante a visita técnica os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a área experimental da RICETEC, empresa multinacional que desenvolve a pesquisa com relação à produção de arroz hibrido em Normandia. “É importante destacar que a região produz o primeiro hibrido de semente de arroz no Brasil”, disse.
Nos dois dias de evento os alunos de Agronomia conheceram também o procedimento da cultura da melancia (plantio a colheita) e contaram com uma palestra sobre o vírus da melancia, ministrada pelo engenheiro agrônomo Expedito Cavalcante da Cruz, técnico da SEAPA (Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento).
Como conta o coordenador do curso de Agronomia, o projeto tem duas vertentes. “Uma pedagógica, com o objetivo aumentar os conhecimentos técnico-cientificos dos alunos sobre a agricultura, e outro geopolítico, devido à característica multicampi da UERR”. Este último acontece em virtude dos cursos de Agronomia serem ofertados em Rorainópolis, que apresenta um ecossistema de floresta ombrofila densa, em Alto Alegre, com uma área de tensão ecológica (transição), e Normandia, com um ecossistema de savana (lavrado).
Para o professor Robson, o intercambio resultará na melhoria do ensino oferecido nos três campus. “O intercambio técnico-cientifico é altamente proveitoso, pois dá ao acadêmico do curso de Agronomia uma visão macro da realidade agropecuária do Estado”, destacou o coordenador.
Agenda
O próximo encontro será o deslocamento, nos dias 24 e 25 de abril, dos alunos de Normandia para o campus de Alto Alegre, objetivando a mesma proposta. Nos dias 29 e 30 de maio os acadêmicos de Alto Alegre visitaram o município de Rorainópolis. Estes últimos terão a oportunidade de conhecer a realidade do solo de Alto Alegre nos dias 26 e 27 de junho. O ciclo se fechará no segundo semestre com a visista dos alunos de Rorainópolis ao campus de Alto Alegre.