A Universidade Estadual de Roraima realiza entre os dias 13 e 19 de outubro, em São João da Baliza, a I Semana de Matemática do Sul do Estado. O objetivo é mostrar aos alunos do ensino médio uma nova maneira de entender a matemática, não só apenas como mais uma disciplina, mas como alternativa de solução de problemas e explicação de fenômenos.
Participam do projeto alunos do 5º período do curso de Matemática de São João da Baliza e alunos do 3º ano da Escola Henrique Dias, onde o evento acontece. O professor Larry Almeida, coordenador do curso, explica que o projeto visa apresentar a matemática à sociedade de uma maneira diferente do que ela é apresentada nos currículos escolares comuns das escolas brasileiras. “A matemática será mostrada nas mais diversas concepções em que se encontra, na arte, na música, nos esportes e na dança”, disse.
A Universidade Estadual busca com isso aumentar o interesse dos alunos do ensino médio pela pesquisa científica, de forma que os estimula a planejar, organizar e realizar um evento em todas as suas fases, desde a concepção do projeto até a apresentação de palestras, para que ao ingressar no ensino superior não sintam tanto essa dificuldade.
O professor Larry lembrou que o projeto visa também desmistificar a disciplina como sendo uma matéria difícil e sem finalidades. “Como a Escola Estadual Henrique Dias engloba a totalidade dos alunos do ensino médio de São João da Baliza teremos um alcance satisfatório”, disse.
Durante toda a semana serão apresentadas palestras, oficinas, painéis e apresentações de teatro. No sábado durante o dia todo serão realizados eventos envolvendo jogos que envolvem conceitos, regras e técnicas matemáticas, como um torneio de Xadrez entre alunos da região, e torneio aberto de Futebol de Salão. Acadêmicos do curso de Matemática da UERR também participam do evento como palestrantes.