Empresários, acadêmicos e futuros empreendedores, interessados em aprender uma importante ferramenta de trabalho, o Plano de Negócios, têm a oportunidade de fazer o curso, de 40 horas, gratuitamente, na Universidade Estadual de Roraima. As aulas começam dia 29, no auditório da UERR, no campus Boa Vista.
O curso de formação do Plano de Negócios já beneficiou dezenas de pessoas interessadas em abrir seu próprio empreendimento e reciclou empresários nos municípios de Caracaraí, Pacaraima e agora em Boa Vista. A professora Marta Rufino, mentora e coordenadora do curso, informa que as aulas acontecerão nos dias 29 de agosto, 12 e 19 setembro, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, sempre aos sábados.
Os participantes, no final do curso, receberão certificado da UERR, mediante a entrega de um mini Plano de Negócios. Para os acadêmicos, o curso também contará como horas complementares. Nesta edição já estão inscritos 80 acadêmicos da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Estácio e IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail planodenegociosuerr@gmail.com.
O reitor na UERR, Regys Freitas, disse que a Universidade quer fomentar a abertura de novos empreendimentos, sustentáveis, que possam contribuir com o desenvolvimento do Estado. “Também precisamos conscientizar empresários da importância do Plano de negócios para a saúde de suas empresas. Vamos mostrar ferramentas de gestão, partilhar boas práticas na área, orientar na construção de propostas e mostrar as vantagens da elaboração de um plano”, disse Freitas.
Software – Durante o primeiro curso, realizado em Caracaraí, foi dado início ao desenvolvimento do software (programa de computador) SSPOC (Sistema de Serviço de Precificação e Orientação Contábil), pelos acadêmicos de Ciências Contábeis e da Computação da UERR daquele município.
O programa ajudará empresários em diversas áreas de seus empreendimentos, controlando estoque, notas fiscais, preços dos produtos e toda a contabilidade necessária. Segundo a professora Marta Rufino nos próximos dias o SSPOC começará a ser testado em empresas cadastradas.
Informou ainda que em pesquisa realizada por alunos do curso de Ciências Contábeis, no ano passado, detectou que grande parcela dos empresários de Caracaraí desconhecia ou não usava o plano de negócios em seus empreendimentos. “Diante deste contexto observamos a necessidade de oferecer um curso de Elaboração de Plano de Negócios para auxiliar os antigos e novos empreendedores como também a classe acadêmica, para que possam utilizar essa ferramenta em suas atividades”.