Solenidade ocorreu no Campus de Excelência, situado no bairro Dr Sílvio Botelho
Na noite desta quinta-feira, 12, a Universidade Estadual de Roraima promoveu solenidade de colação de grau de 86 acadêmicos em 21 cursos diferentes, de forma presencial, com transmissão via internet para familiares e convidados dos formandos. Com o diploma em mãos, os graduados estão aptos a atuarem nas mais diferentes áreas do mercado de trabalho. “A sensação depois de alguns anos de bastante dedicação é muito boa”, destacou o formando em Bacharelado em Segurança Pública, Odemir Andrade.
A instituição adotou protocolo sanitário com medidas de prevenção à Covid-19, como distanciamento entre os presentes, aferição de temperatura, uso de máscara e álcool em gel disponível em vários pontos do local do evento. Para evitar aglomerações, a universidade limitou a presença de convidados, mas, sabendo da importância deste grande dia para os estudantes, realizou a transmissão em tempo real de toda a cerimônia por meio do canal da Uerr na plataforma de vídeos Youtube, de modo que familiares, amigos e a comunidade acadêmica pudessem acompanhar.
Para tornar o momento mais inclusivo, pela primeira vez a instituição incorporou ao evento a presença de uma intérprete de Língua de Sinais.
Cassiano Sampaio, curso de História, discursou em nome dos graduandos e destacou os desafios e vitórias da formatura. “Há alguns caminhos pela frente agora, quando este discurso chegar ao último ponto final, seremos então professores, estaremos à disposição do ofício de ensinar e educar pessoas, que formarão a sociedade que nos sucederá”, afirmou.
Uberlande Praseres sempre foi apaixonada por Gramática e por isso fez o vestibular de Letras/Espanhol, mas em 2013 engravidou e precisou trancar o curso quando estava no segundo semestre. Cerca de um ano depois, retomou os estudos incentivada pelo marido e concluiu esse semestre. “Meu filho praticamente nasceu em sala de aula, e depois que nasceu veio estudar comigo. Meu marido foi o maior incentivador para que eu estivesse aqui hoje, e meu filho mais velho também, ajudava a cuidar dos menores para eu poder continuar o curso”, declarou.
O secretário chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, representou o Governo do Estado, e ressaltou a solenidade como um momento especial na vida de toda família. “Há tempo de plantar, de colher, de estudar, de se formar, de se estruturar na sua formação pra ser vencedor na vida. O que está dito na Bíblia é sábio”, disse aconselhando os presentes a reconhecer o valor dos pais. “No dia que estiverem trilhando o caminho do sucesso lembrem-se dos pais de vocês. Os pais que, às vezes, deixaram de usufruir de algo para oferecer a vocês. Isso é reconhecimento, é gratidão, é grandeza, isso é o valor que deve estar dentro de cada um de nós”, disse ao frisar a eficiência da Universidade Estadual. “Viva a universidade pública”, celebrou.
O reitor Regys Freitas destacou a quantidade e qualidade de profissionais colocados no mercado de trabalho pela Uerr esse semestre. “Absoluta certeza de que tiveram dessa instituição a melhor formação, e vão contribuir de sobremaneira para a geração de riqueza e renda do nosso estado. Portanto, é muita honra para nós poder, ainda com muita dificuldade por esse período pandêmico, fazer uma cerimônia presencial, sobretudo uma cerimônia feliz, esperançosa”, concluiu.