09.09.10
A Universidade Estadual de Roraima inicia no próximo sábado (11) o projeto Ação Criança Cidadã. 60 acadêmicos do curso de Enfermagem vão atuar durante três meses no Conjunto Cidadão, zona Oeste de Boa Vista, levando à comunidade informações sobre saúde, recreação e oficinas.
A intenção é atender cerca de 200 crianças e adolescentes. O projeto será executado das 8h às 12h na sede do Espaço Criança Cidadã, mantido pela Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-estar Social (Setrabes), rua Sildon Pinto, S/N, por trás da escola Elza Breves de Carvalho.
“O projeto desenvolverá atividades de orientação aos funcionários da Setrabes, levando atualizações nas técnicas de higiene oral, corporal e de alimentos. Com os jovens, crianças e seus responsáveis, vamos trabalhar orientações sobre a sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, proliferação de zoonoses humanas e realização de hortas comunitárias”, afirma a professora Keila MonteiroCampos”, responsável pela Ação Criança Cidadã.
A ação será coordenada pela professora. No âmbito acadêmico, a meta é fornecer aos estudantes de Enfermagem habilidades e competências no gerenciamento de atividades sociais, integrando a comunidade em ações que contribuam para a promoção da melhoria da saúde.
O Espaço Criança Cidadã trabalha na prevenção do risco pessoal e social, oferecendo diariamente, no contra-turno escolar, atividades esportivas, culturais, de lazer e aulas de informática, além de trabalhos manuais desenvolvidos com materiais recicláveis, pintura, bordado e crochê.