05.03.09
O sonho de se destacar como profissional em um esporte está mais perto para estudantes roraimenses. Na última quarta-feira, 4, o reitor da Universidade Estadual de Roraima, Nonato Vilarins, esteve nos municípios de Mucajaí e Iracema para discutir com autoridades um dos seus projetos de grande relevância na sua missão: a criação de um centro de treinamento para a formação de atletas.
“A meta é transformar a UERR em referência no esporte formando atletas aptos a representar o Estado, incentivando assim a prática desportiva entre os jovens, entre 14 e 17 anos”, disse o reitor. O programa beneficiará acadêmicos, professores e funcionários da Universidade, além de estudantes das escolas públicas.
Em Iracema, Vilarins foi recebido pelo prefeito Ralyson Pedrosa Nakayama e secretários municipais. Na pauta, a discussão em torno da manutenção dos cursos de Administração e Pedagogia e a criação do curso de Educação Física para o município em 2010. “É importante que se dêem meios para que o profissional permaneça no município e atue na área após a conclusão do curso”, lembrou o prefeito.
Em sua visita, o reitor conheceu a Vila Olímpica do município. A intenção é formar uma parceria com a Prefeitura para que o centro fique ligado diretamente à Universidade Estadual o que visa desenvolver o ensino, a extensão e a pesquisa possibilitando o desenvolvimento do esporte e a formação profissional de alta qualidade à comunidade.
No encontro, o reitor ressaltou que o objetivo do centro não é somente formar atletas, mas cidadãos. Pesquisas comprovam que a prática esportiva colabora na redução da violência e do consumo de drogas entre os jovens. “Isso nos motiva a investir mais no esporte como instrumento de integração social e formação da cidadania”, ressaltou Vilarins.
O reitor ainda visitou no município de Mucajaí a Vila Olímpica, que atualmente passa pela 2ª etapa da reforma com recursos da Calha Norte. Naquele município