Os professores da UERR, Elemar Kleber Favreto (Pró-Reitor de Ensino e Graduação) e Edgard Vinícius Cacho Zanette (Coordenador Acadêmico do Campus de Boa Vista), representaram a Instituição duranta a XXII Assembleia Estadual dos Professores Indígenas de Roraima. O Evento aconteceu em Normandia, na região Caracaranã-Raposa, de 8 a 12 de abril e teve como tema: Políticas de desenvolvimento e os Impactos nos Povos Indígenas de Roraima: Respeito, Credibilidade e Compromisso.
A participação dos professores Elemar Favreto e Edgard Zanette aconteceu na manhã do dia 10, em mesa de discussões com representantes das Instituições de Ensino Superior: UERR, CLARENTIANO, IFRR, UFRR e UNIVIR. Os temas norteadores da mesa se pautaram na discussão: Implantação de Campus em Território Indígena; Ensino Superior, EAD; Salas Multimídia. As exposições e discussões foram acompanhadas por facilitadores das comunidades Baixo Cotingo e Serra da Lua.
Segundo os organizadores o evento teve a participação de mais de 2000 pessoas, representando nove etnias da região amazônica, e foram organizadas pela OPIRR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima).
As discussões propostas pelos participantes da mesa, assim como pelas intervenções das lideranças indígenas, podem ser sintetizadas, segundo o professor Elemar, em algumas questões centrais:
Existência de uma grande parcela de professores indígenas trabalhando sem formação adequada, sendo necessário que as Instituições de Ensino se organizem de modo a atender tais demandas, com parcerias que possam contribuir na formação destes professores;
Foi elencada a necessidade de se conseguir bolsas de custeio aos estudantes e professores indígenas, com vistas a suprir gastos com alimentação, transporte e materiais de estudo para os projetos de Instituições em Ensino Superior em desenvolvimento nas comunidades indígenas, assim como para as futuras ações;
Defenderam que a construção dos currículos de cursos superiores envolvendo educação indígena seja coletiva, composta por comissões mistas, de forma que os líderes e professores indígenas possam participar de forma ativa na elaboração das propostas curriculares, bem como das políticas educacionais a serem desenvolvidas;
Defenderam a criação de Políticas Universitárias voltadas às questões da Educação Indígena;
Solicitaram a colaboração das Instituições de Ensino Superior de Roraima para a criação de uma Universidade Indígena Federal;
Implantação de parcerias que levem Polos de Ensino Superior em formato EAD, com currículo diferenciado, baseado nas culturas e especificidades das localidades atendidas.
As lideranças indígenas, assim como os representantes das Instituições de Ensino Superior participantes da mesa, assinalaram a importância do uso do ensino EAD para a Educação Indígena, pois esta modalidade exige o uso de mídias e equipamentos eletrônicos, os quais facilitam a integração entre as comunidades indígenas, melhorando o acesso às ferramentas de Ensino-Aprendizagem fundamentais.
“A UERR, atuando diretamente em 17 localidades do estado de Roraima, contribuiu nestas discussões e na formação de muitos professores indígenas, visando sempre a construção de uma educação indígena diferenciada, embasada nas culturas específicas de cada localidade, e que respeite a credibilidade, as lutas e os compromissos dos povos indígenas da região amazônica”, finalizou o professor Elemar Favreto.