Inscrições serão feitas pela internet, de 21 a 26 de abril; População em geral pode participar do curso
O Centro de Apoio Acadêmico aos Povos Indígenas da Universidade Estadual de Roraima (CAPI/UERR) vai promover no período de 1º a 04 de maio, no prédio da Reitoria em Boa Vista, uma Oficina de Medicina Tradicional Indígena. A população em geral pode participar do curso, que oferece 10 vagas.
As inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/Mx8uad1wuP2G51D27, no período de 21 a 26 de abril. A lista com os candidatos selecionados será divulgada no dia 30 de abril, no site da UERR (uerr.edu.br), na guia Últimas Notícias.
Com a iniciativa, o CAPI/UERR objetiva valorizar o conhecimento tradicional indígena sobre cuidados com a saúde. A oficina será ministrada por Vanda Domingos da Silva, pajé da etnia Macuxi, e que desenvolve trabalhos de cura e cuidado nas comunidades do estado de Roraima e da Guiana.
A oficina tem como proposta apresentar de forma teórica e prática os saberes tradicionais Macuxi, destacando o processo de manejo, colheita, limpeza e produção de remédios medicinais (como xaropes e garrafadas), feitos através das plantas encontradas na região do norte de Roraima.
Além de orientar a comunidade em geral sobre a medicina tradicional indígena, a ação do CAPI/UERR visa oportunizar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando aos acadêmicos, principalmente dos cursos da área da saúde, ampliar sua formação acadêmica por meio das práticas integrativas e complementares.
Muito bom ☺️