27.07.09
Estão abertas até 31 de julho as inscrições às vagas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Através dele, a UERR (Universidade Estadual de Roraima) vai oferecer 120 vagas em nove cursos para professores da rede pública estadual e municipal.
A meta do governo federal é formar entre 2009 e 2011, 330 mil professores que hoje estão em uma destas três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); com graduação, mas que lecionam em área diferente daquela em que formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
A partir de agosto, a UERR ofertará vagas para os cursos de Filosofia (40), Física (40) e Química (40) e nos próximos dois anos os cursos de biologia, geografia, história, matemática, português e sociologia. A UERR vai ofertar 120 vagas este ano e outras 240 em 2010 e 2011.
Para a pró-reitora de Ensino, Leila Perussolo, o programa faz parte do esforço pela melhoria da qualidade de ensino e da valorização do magistério. “Não será uma cópia da licenciatura normal, pois os professores já possuem a prática” e destaca que “o projeto pedagógico terá estratégias de ensino que valorizem a experiência profissional e recuperem os saberes do aluno para agregar conhecimento científico”.
Para participar, o docente deve fazer a pré-inscrição no site www.mec.edu.br e cadastrar o currículo na Plataforma Freire. Em seguida, a Secretaria de Educação validará a inscrição para autorizar a participação do professor. Cabe à Universidade Estadual a seleção dos docentes e dar a formação.
Dados do Ministério da Educação apontam que em todo o País há cerca de 300 mil professores formados em áreas distintas daquela que atuam. “Vamos investir na qualificação dos professores da rede pública que atuam nestas áreas sem a devida formação. Isso, com certeza, vai melhorar o ensino nas escolas”, disse a pró-reitora.