O Laboratório de Robótica da Universidade Estadual de Roraima está capacitando alunos para a construção de robôs, controle de dispositivos à distância e até automação residencial e empresarial por meio do Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source. O objetivo dos professores Walter Parente (Física) e Ednaldo Coelho (Ciência da Computação) é qualificar os acadêmicos para que eles ministrem cursos de extensão de robótica para a comunidade em geral.
O trabalho vem sendo desenvolvido no Campus de Excelência Aplicada à Educação, no bairro Sílvio Botelho, integrando as disciplinas de eletrônica digital, eletrônica analógica, física e programação de computadores.
“A ideia de levar cursos de robótica para a comunidade surgiu em uma conversa entre professores e alunos das disciplinas que utilizam o Laboratório de Robótica. Além de capacitar nossos alunos, vamos dar nossa contribuição para a comunidade e despertar nessas pessoas o interesse pela ciência e pelas novas tecnologias”, disse o professor Walter Parente, que também é diretor do Campus de Excelência.