12.01.12
A Universidade Estadual de Roraima lançou nesta quarta-feira (12) o Edital do mestrado em Ensino de Ciências. O curso oferta 20 vagas e é voltado para professores formados para atuar no ensino básico. As inscrições acontecem de 27 de janeiro a 10 de fevereiro na Pró-Reitoria de Pesquisa do campus de Boa Vista.
A Universidade Estadual de Roraima lançou nesta quarta-feira (12) o Edital do mestrado em Ensino de Ciências. O curso oferta 20 vagas e é voltado para professores formados para atuar no ensino básico. As inscrições acontecem de 27 de janeiro a 10 de fevereiro na Pró-Reitoria de Pesquisa do campus de Boa Vista.
Este é o o primeiro mestrado da UERR recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. A primeira fase da seleção acontece no dia 16 de fevereiro e as aulas começam em março em regime integral. A instituição destinou 15% das vagas para professores que residem no interior.
O mestrado está voltado, explicitamente, para a evolução e melhoria da educação de Ciências no estado de Roraima e iniciará suas atividades com a nota 3, concedida pela CAPES a novos programas. “A avaliação reflete, entre outras justificativas, que a UERR dispõe de corpo docente e instalações físicas como laboratórios, biblioteca e recursos de informática essenciais para o funcionamento do curso”, explicou a pro-reitora de Pesquisa , doutora Ivanise Maria Rizzatti.
O mestrado oferece duas linhas de pesquisa: Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Espaços não-formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências, que contribuem para consolidar a identidade do programa e têm por objetivo delimitar as temáticas investigativas dos professores e alunos do curso.
Para a pró-reitora, a aprovação do mestrado representa um importante passo rumo à melhoria dos professores das áreas de Biologia, Física e Química que lecionam no Ensino Médio e Fundamental. “O Mestrado em Ensino de Ciências tem caráter de preparação profissional na área docente, com foco no ensino, na aprendizagem e nas metodologias pedagógicas” destacou.
Ivanise Rizzatti explica que o curso oferece duas linhas de pesquisa: Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Espaços não-formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências, que contribuem para consolidar a identidade do programa e têm por objetivo delimitar as temáticas investigativas dos professores e alunos do curso. “Um dos objetivos da UERR é capacitar profissionais interessados em atuar nas áreas acadêmica e científica”, disse.
A aprovação do mestrado é mais um passo no processo de consolidação acadêmica e institucional da Universidade Estadual. O projeto foi desenvolvido pelos professores do NUPECEM, sendo os responsáveis pela proposta os professores Ivanise Maria Rizzatti, Patrícia Macedo de Castro, Juliane Marques de Souza e Oscar Tintorer Delgado, com a colaboração do professor Marco Antonio Moreira (do Instituto de Física da UFRGS).
Esse mestrado da UERR e muito aguardado.
Vamos estudar meu povo.
QUANDO SERA LANÇADO O PROXIMO EDITAL
Entre em contato com a pró-reitoria de Pesquisa: 2121-0944