A Universidade Estadual de Roraima lançou hoje (23), por meio da UERR Edições, a obra “Adolescência & as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação do Século XXI: Desenvolvimento do interesse cognitivo”. O E-book está disponível para download gratuito no endereço https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/17
O livro é de autoria de Stela Aparecida Damas da Silveira, do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR); Jaci Lima da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR); e Marcela Marques Monteiro, da Faculdade Cathedral.
Sinopse – As correlações entre desenvolvimento cognitivo na adolescência e tecnologias têm sido estudadas nas últimas décadas, a partir das novas descobertas das neurociências e a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação formal. As descobertas sobre o cérebro adolescente, impulsionadas pelo avanço tecnológico, permite que pais e educadores compreendam em que sentido as tecnologias podem favorecer o desenvolvimento do interesse cognitivo. Discussão esta, controversa, que coloca em questão aspectos positivos e negativos desta relação. Neste estudo, pretendemos demonstrar as contribuições das TIC utilizadas na educação, para o desenvolvimento do interesse cognitivo dos adolescentes, sem desconsiderar aspectos socioemocionais que também interferem na relação escola, estudantes e aprendizagens.
Amei essa publicação.
Creio que irá contribuir muito pra abrir novos horizontes ao meio pedagógico.
Muito importante para o tempo de hoje. Lembro algusto Cury. A formação de nossa crianças de certa forma tem sido abalada por essas novas formas que o mundo tem revelado. Como podemos blindar nossos princípios e valores sem descarta a inovação,? Vcs estão de parabéns