12.12.12
A Universidade Estadual de Roraima faz parte do grupo de instituições que está discutindo o fortalecimento e dinamização do turismo entre o Estado e a Guiana. Nesta semana, o professor Ismar Borges de Lima, coordenador do curso de Turismo, participou de uma reunião com o Sebrae e uma delegaçaõ do país vizinho.
A reunião aconteceu na terça-feira (11). A delegação da Guiana foi composta de autoridades daquele país, entre elas técnicos e chefes de departamento de marketing e de projetos do Ministério do Turismo, da diretoria da Guyana Tourism Authority (GTA), e da vice-presidente do Tourism & Hospitality Association of Guyana (THAG), entre outros representantes institucionais.
Foto: Airlene Carvalho
O principal ponto de discussão foi a dinamização do turismo integrado com o envolvimento e apoio do setor público e do setor privado, com foco no trade turístico em geral, incluindo o Sebrae, Senac, Sesc e Roraima Convention Bureau, entre outras organizações. Segundo o professor Ismar, ficou acordado com o trade turístico do Brasil, Ministério de Turismo da Guiana, a GTA, e a THAG, que haverá pacotes turísticos integrados do Brasil para levar aproximadamente 500 pessoas durante a semana de Carnaval guianense, chamado de Mashramani. A data do Carnaval, 23 de fevereiro, é também o dia de celebração do aniversário da Guiana como República Cooperativista.
O encontro com a delegação guianense teve como propósito ampliar e fechar negociações iniciadas durante a Missão Técnica SEBRAE àquele país no mês de novembro com o objetivo dechecar as condições da estrada, os atrativos existentes durante o trajeto via terrestre, bem como avaliar o potencial turístico na Guiana e da estrutura existente em Georgetown, incluindo segurança e qualidade dos serviços, e das exigências consulares e de imigração, visando criar roteiros turísticos integrados Brasil-Guiana, bem como a intensificação da cooperação internacional entre as duas nações.
Foi discutida também a possibilidade de se agilizar a manutenção e a pavimentação da BR 401 que liga Lethen/Bonfim a Georgetown para facilitar o trânsito de visitantes e do transporte de cargas. Além disso, programas de intercâmbio e os programas de aprendizagem e de especialização no idioma inglês também foram debatidos. Nesse sentido, a UERR tem tido papel de liderança uma vez que negociações para intercâmbios e programas acadêmicos de cooperação entre a UERR e a Universidade da Guiana estão em andamento e com uma Missão Técnico-Acadêmica da UERR estimada para ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2013.
O professor Ismar Lima planeja levar para Georgetown, em fevereiro de 2013, a turma do curso de Turismo de Caracaraí e de professores das Ciências Sociais da UERR para uma missão de uma semana com o propósito fazer imersão na língua inglesa e atividades acadêmico-culturais, visitas técnicas e apresentação de palestras e seminários inaugurando desta forma a primeira ação para o intercâmbio entre a UERR e a University of Guyana.
“É importante ressaltar que todas essas ações e iniciativas fortalecem o papel institucional da UERR e abrem espaço para uma experiência e vivência internacional com a Guiana reproduzindo alguns dos acordos e cooperação já existentes com a Venezuela. Tudo isso fortalece o desenvolvimento regional”, afirma o professor.