29.11.12
A Universidade Estadual de Roraima inicia nesta sexta-feira (7) a sua primeira especialização em Enfermagem Obstétrica. 14 enfermeiros vão participar das aulas, ministradas pela equipe de docentes da instituição.
A especialização em Enfermagem Obstétrica garante capacitar o enfermeiro para uma atuação profissional consciente, crítica e reflexiva através de conceitos, metodologias e técnicas que forneçam subsídios para a direção, organização, execução, delegação, supervisão e avaliação das ações de assistência, no diagnóstico, planejamento, programação e orientação das atividades de enfermagem em obstetrícia na realização do parto sem distócia (parto normal sem complicações).
A proposta também é formar profissionais habilitados a desenvolver ações básicas de saúde na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da mulher com ginecopatias; no desenvolvimento do programa de incentivo e prática do aleitamento materno exclusivo e na identificação de intercorrências clínicas no decorrer da assistência obstétrica e neonatal.
As aulas teóricas serão ministradas às sextas, sábados e domingos. Os estágios supervisionados ocorrerão durante a semana.
Neste primeiro semestre de atividades, totalizando 110 horas, os futuros especialistas terão aulas de Metodologia da Pesquisa, Enfermagem Obstétrica, Ética e Legislação em Enfermagem, Epidemiologia e Estatística aplicada à Enfermagem e Anatomia, Fisiologia e Farmacologia.