Ações de saúde estão em andamento, como elaboração de campanhas educativas e projetos de extensão
Entre outubro e novembro do ano passado, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou com a comunidade acadêmica uma pesquisa para levantamento das necessidades e características de acadêmicos, professores, servidores técnicos administrativos e terceirizados sobre saúde e qualidade de vida. Mais de 600 pessoas responderam a um questionário disponibilizado de forma virtual.
Os resultados foram apresentados na abertura deste semestre letivo, pela presidente da Comissão para o Desenvolvimento de Políticas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida na UERR, Ana Gabriela Sequeira. “A pesquisa vai subsidiar a formulação de políticas e ações do Programa Institucional de Serviço Integrado para Qualidade de Vida (SIQV/UERR)”, destaca.
O Programa SIQV/UERR foi criado pela resolução nº 042/2024 com a proposta de promover ações de saúde, criar projetos que viabilizem a relação teoria e prática dos cursos de graduação, possibilitar a instalação de ambulatórios e espaços de promoção da qualidade de vida, realização de campanhas educativas e atividades de pesquisa e extensão sobre temas relacionados.
“Com os resultados dessa primeira grande ação, que foi a pesquisa de diagnóstico, serão criadas políticas e planejadas ações que visem a melhoria dos indicadores de saúde investigados, como saúde mental, hábitos de sono e alimentação, prática de atividade física e qualidade dos relacionamentos sociais dentro do ambiente universitário”, aponta o reitor da UERR, Prof. Dr. Cláudio Travassos Delicato.