01.03.2010
A Universidade Estadual de Roraima inaugurou nesta segunda (1º) o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do campus Boa Vista. Alunos do sexto semestre de Direito farão atendimento gratuito ao público três vezes por semana a partir do dia 15 de março. Em Caracaraí, o serviço começou a ser prestado semana passada no prédio da Defensoria Pública.
Os acadêmicos da UERR farão atendimentos referentes à área de processo civil, como família, contratos, obrigações e cobranças, entre outros. Todos os casos que não resultarem em acordos serão encaminhados à Defensoria Pública.
O Núcleo de Prática Jurídica da capital funcionará na sala 9 do bloco B do campus Boa Vista. O atendimento será feito às terças, quartas e quintas, das 14h às 18h, por 36 acadêmicos do 6° semestre.
A supervisão está a cargo da professora Ellen Cardoso. Já no Núcleo de Caracaraí, o professor Pierre Santos coordena 12 alunos, com atendimentos às terças-feiras, das 8h às 12h.
A instalação de Núcleos de Prática Jurídica nas duas cidades onde a UERR mantém o curso de Direito permite que os acadêmicos ponham em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
Nos dois próximos semestres haverá estágios nas áreas de processo penal e processo trabalhista.
“A nossa intenção é que o Núcleo faça com que a UERR se aproxime mais da sociedade roraimense”, afirma o reitor Nonato Vilarins, ao falar da importância da ação. A professora Ellen Cardoso acrescenta que a iniciativa vai ajudar “a universidade a sair ainda mais dos muros e a resgatar a cidadania da população”.
O campus Boa Vista da UERR fica na rua Sete de Setembro, 231, Canarinho.