A colação de grau no segundo maior município de Roraima aconteceu na noite da terça-feira, 19
A noite desta terça-feira, 19 de dezembro, marca um novo ciclo na vida da Jhully Neuza Barroso. Nesta data, a acadêmica do curso de Ciências da Natureza da Universidade Estadual de Roraima (UERR) participou da Colação de Grau do semestre 2023.2, que contou, no total, com 29 graduandos de quatro cursos de graduação. “As expectativas para chegar até a última fase da vida universitária foram grandes. A colação de grau é um momento memorável e muito esperado por todo acadêmico”, comemora.
Jhully iniciou o curso em 2019 e passou por uma fase de adaptação que incluiu o período da pandemia da Covid-19. “No ano inicial da pandemia senti muita dificuldade na adaptação, mas depois consegui acompanhar”, relembra. Com a formatura, suas expectativas estão voltadas para o futuro profissional. “O fato de o curso proporcionar ênfase em três disciplinas (Ciências Biológicas, Química e Física), diversifica e amplia minhas oportunidades de trabalho”, destaca.
Assim como ela, Matheus Damascena sonhava cursar o ensino superior quando passou no vestibular da UERR para Engenharia Florestal. Para concretizar a meta, saiu da Vila do Equador, na zona rural de Rorainópolis, para a sede do município. Ele conta que no começo teve problemas para lidar com a rotina acadêmica. “Foi um período bem difícil, confesso que tive muitos desafios: provas da faculdade, correria com as coisas de casa. Fui morar com a minha irmã mais velha. Ela me ajudou bastante, me incentivou”, relata.
Para Matheus, a formatura encerra uma jornada cheia de desafios. “Eu consegui atravessar barreiras que, para mim, até então pareciam impossíveis. Mas deu tudo certo. A colação é um momento único na vida”, ressalta. Matheus foi contratado pela empresa onde começou como estagiário. “Minha vida mudou completamente, porque até então não imaginaria ter a experiência que estou vivendo hoje, essa experiência de vitória. E agora, a minha visão da vida é completamente diferente”, salienta.
Rorainópolis tem a segunda maior população de Roraima e uma vocação natural para o agronegócio propiciada pela localização geográfica, na fronteira com o estado do Amazonas. O reitor da UERR, Regys Freitas, frisou a missão da UERR de contribuir com o desenvolvimento de Roraima, por meio da formação de profissionais qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho nacional.
“Formamos uma grande turma esse semestre no interior do estado e isso nos mostra como a UERR desempenha papel fundamental na vida de centenas de famílias dessa região. Nosso objetivo é apoiar as pessoas que acreditam na educação como caminho para grandes oportunidades”, enfatiza.
A cerimônia de Colação de Grau dos formandos do semestre 2023.2 do Campus Rorainópolis da UERR foi realizada na sede da Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Pastor Manoel Batista, nº 102, no centro da cidade. Participaram da solenidade 29 alunos (e seus familiares e amigos) dos cursos: Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Humanas e Ciências da Natureza com Ênfase em Ciências Biológicas, Química e Física.
A solenidade do Campus Boa Vista (com 172 formandos) está marcada para esta quinta-feira, 21 de dezembro, no Parque Anauá, às 19 horas.