A UERR (Universidade Estadual de Roraima) passará a figurar, a partir do dia 9 de outubro, no índice das “Melhores Universidades”, do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril. Seis cursos foram avaliados com três estrelas e o de Pedagogia, do campus Boa Vista, recebeu quatro estrelas, em uma classificação que vai até cinco.
Os seis cursos que receberam três estrelas e passam a ser indicados pelo Guia para todo o Brasil são: Educação Física, Enfermagem, Segurança Pública e Serviço Social (campus Boa Vista), Pedagogia (de Rorainópolis) e Engenharia Florestal (São João da Baliza). O curso de Pedagogia de Boa Vista (4 estrelas) foi o único a receber a classificação de Muito Bom.
O Guia do Estudante passou a avaliar os cursos da Universidade Estadual em 2014. Naquela época cinco cursos: Administração, Educação Física, Engenharia Florestal, Pedagogia e Segurança Pública receberam três estrelas.
Na opinião do reitor da UERR, Regys Freitas, as avaliações positivas do GE são decorrentes de várias iniciativas administrativas e pedagógicas que estão sendo tomadas para melhorar a qualidade de ensino na Instituição. “Hoje a instituição investe na implantação de novos cursos de doutorado e mestrado, proporcionando também aos nossos docentes maior capacitação, não só em Boa Vista, mas também em outros estados e países”.
Segundo o Guia, seis especialistas deram as notas para os cursos da UERR, atribuindo os conceitos (estrela). Cada estrela é resultado da média das notas recebidas, onde a maior e a menor são descartadas. São avaliados também o corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros.
A avaliação do Guia é feita da análise de uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).
Para ser avaliada pelo Guia, a Universidade tem de ter titulação de bacharelado, com exceções são Pedagogia e Educação Física. Também prevê que a data de conclusão da primeira turma tem de ser igual ou inferior a 2010, o curso tem de ser presencial e tem de não só ter turma em andamento como processos seletivos para próximas turmas.
O Guia não considera as habilitações, pois avalia o curso como um todo. É considerado apenas um curso por município de cada instituição. Vários formulários foram respondidos pala UERR com informações específicas de cada curso, feito pelos próprios coordenadores.
É motivo de orgulho trabalhar em uma instituição que está em pleno desenvolvimento, buscando sempre crescer em prol da sociedade roraimense.
O curso de Engenharia Florestal está implantado em São João da Baliza, não em São Luís do Anauá… 😉
Boa tarde, Fernanda. Obrigado pela observação. O erro já foi corrigido.
Parabéns UERR pela conquista. Creio que esta Universidade será ainda uma das melhores do país.
Parabéns UERR pela conquista. Creio que ainda seremos uma das melhores do país.