16.02.09
A Federação Internacional de Educação Física comemorou seus 60 anos de atividade no Brasil publicando um livro com a história da profissão dos anos 1930 até os dias atuais. Um dos capítulos da publicação destaca a implantação do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima.
Moacir Souza, delegado da Fiep em Roraima e coordenador geral do Conselho Regional do Conselho Regional de Educação Física, afirma que a participação da UERR no livro é muito importante para ajudar a consolidar o curso. “A Universidade se faz presente e pode divulgar seus trabalhos na área. Isso é muito bom”, diz.
O livro “Fiep 60 anos no Brasil” aborda a história da disciplina desde os anos 1930, quando foi implantada nas universidades. Terá distribuição mundial e posteriormente será impresso em outras línguas. Moacir Souza presenteou a biblioteca da UERR com um exemplar durante uma visita realizada na última sexta-feira (13) ao reitor Nonato Vilarins.
Roraima foi o último Estado a implantar o curso superior de Educação Física. “Com a UERR teremos pessoas qualificadas e competentes para atuar com conhecimento científico na área. Uma educação de qualidade passa pela Educação Física”, afirma Souza.
O pró-reitor de Pesquisa da UERR, professor Rozinaldo Galdino, graduado em Educação física e Doutor em Ciências com concentração em Nutrição, lembra que atualmente há mais de mil profissionais registrados no conselho da classe em Roraima, mas menos de 200 tem nível superior na área. Todos os demais tem registro provisionado.
“Existe uma grande demanda de mercado. O estado não tem profissionais de Educação Física em quantidade suficiente. Tanto é que todos os nossos acadêmicos trabalham”, afirma. A primeira turma de licenciados em Educação Física de Roraima vai concluir o curso em 2010. As aulas são realizadas em Mucajaí.