18.05.09
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) e a Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC) assinaram na manhã desta segunda (18) um convênio de cooperação interinstitucional que permitirá o intercâmbio de professores e o desenvolvimento de programas conjuntos de pós-graduação.
A assinatura foi realizada no auditório do campus Boa Vista pelos professores Nonato Vilarins, reitor da UERR, e Angel Rafael Mendoza, vice-reitor da UMCC, juntamente com o governador José de Anchieta Júnior. “Estou muito satisfeito com mais este gesto de integração cultural, social e econômica entre os dois países”, disse Anchieta.
“Com essa parceria vamos fortalecer a estrutura dos cursos e garantir uma formação ainda melhor para nossos alunos. Isso ajudará a desenvolver o Estado tanto social como economicamente”, afirmou o reitor Vilarins para uma platéia formada por alunos, professores e técnicos da instituição.
O vice-reitor Angel Rafael Mendoza fez uma palestra sobre a estrutura e desafios atuais do ensino superior cubano, apresentando as medidas tomadas a partir de 1959, ano em que Fidel Castro assumiu o governo daquele país, para trazer qualidade à educação. “O convênio é muito importante para as universidades. As duas serão fortalecidas na parte cultural e no conhecimento científico”, disse.
A partir de agosto devem chegar os primeiros professores cubanos para reforçar o quadro da universidade nas áreas de meio ambiente, turismo, ciências agrárias e da computação.
O trabalho dos docentes será desenvolvido nos campus de Boa Vista, Rorainópolis, Pacaraima e Caracaraí. O convênio faz parte das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para fortalecer ações de ensino, pesquisa e extensão na UERR.
O convênio propiciará também a realização de atividades de graduação e pos-graduação, apoio acadêmico no desvolvimento dos estudos de graduação e de pós-graduação e a realização conjunta de projetos de investigação, assistência e assessoria técnica e pedagógica nas áreas de interesse comum as partes.
Outra linha de trabalho criada pelo convênio será o apoio e assessoria em matéria de novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem. Também haverá intercambio de material didático, científico técnico e de divulgação assim como acervo bibliográfico em geral.
Anúncios – O reitor Nonato Vilarins anunciou que a UERR pretende realizar no segundo semestre deste ano concurso para contratação de 60 professores mestres e doutores. Também adiantou que o próximo vestibular ofertará 510 vagas. Os editais serão publicados nas próximas semanas.