26.08.09
![](https://172.23.0.246/uerr/wp-content/uploads/2009/08/encontro sebrae.jpg)
Os projetos desenvolvidos pelo Sebrae atendem produtores extrativistas de São João da Baliza e Caracaraí (Extrativismo da Castanha) e produtores rurais de Caroebe (Sistemas Agroflorestais). Na parceria a ser firmada, os acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do campus de São João da Baliza e Rorainópolis realizarão atividades nos dois projetos com o fim de desenvolver Ensino, Pesquisa e Extensão.
“A proposta é dar um maior envolvimento da UERR nas atividades desenvolvidas no Sul do Estado, uma vez que o conhecimento da universidade pode transformar a vida dos produtores que vivem no campo”, disse o reitor Nonato Vilarins. Esta parceria pode se dar através de estágio ou atividades extracurriculares e levaria a universidade, através da Extensão e Ensino, à comunidade. Bem como daria subsídios para que fossem desenvolvidas pesquisas no setor agrário.
A coordenadora de Projetos Estratégicos, Kátia Veskesky, disse que o Sebrae busca com os dois projetos a melhoria na qualidade do produto e geração de renda familiar, além de promover formas de agricultura familiar sustentável. “A vontade de trabalhar com parceiros que tenham espírito empreendedor e que ampliem o horizonte de desenvolvimento foi o que levou o Sebrae a procurar a Universidade Estadual”, disse a coordenadora. Ambas as instituições farão as análises dos projetos para que ainda este semestre eles sejam colocados em prática.