Estudantes de quatros cursos de graduação devem atuar junto a imigrantes e vulneráveis
A Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e a Cáritas Diocesana de Roraima firmaram convênio com o objetivo de proporcionar estágio supervisionado a acadêmicos de quatro cursos de graduação de instituição pública de ensino, na modalidade de estágio obrigatório.
Conforme o reitor, Regys Freitas, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades para a formação profissional. “Esses acadêmicos terão a oportunidade de colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática. É a integração da vida acadêmica ao mercado de trabalho. Um conceito que difundimos no cotidiano da Universidade Estadual”, ressaltou.
O prazo de vigência é de cinco anos, e segundo o diretor de Graduação, Francisco Leidens, o convênio celebrado vai promover “a abertura de um campo de estágio que envolve a migração venezuelana”. “Para o curso de Serviço Social, especialmente, esse estágio promove a experiência dos acadêmicos com todas as etapas da acolhida dos imigrantes, desde a documentação até a ajuda emergencial com moradia, alimentação e higiene. Para cursos como Administração e Contabilidade, o campo de estágio se refere a todo aparato logístico necessário para a ajuda humanitária desempenhada pela Cáritas. Já para o curso de Direito, as atividades estarão concentradas nas orientações jurídicas, documentação, entre outras”, explicou.
A Cáritas Diocesana de Roraima é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, e tem a finalidade de gerir ações de emergência e de acolhida, bem como executar outros projetos em prol dos migrantes na Diocese de Roraima e demais 90 Dioceses. “As duas instituições serão completamente beneficiadas e contribuirão na formação de diversas pessoas. No primeiro momento, a população atendida na Cáritas será de migrantes e pessoas com alto grau de vulnerabilidade que poderão ter um atendimento de maior qualidade com acadêmicos que estão no processo de formação técnica. E, em contrapartida, os estudantes poderão colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula, ao mesmo tempo em que entenderão um pouco mais a realidade social que algumas pessoas veem passando em nosso estado, sejam elas migrantes ou nacionais”, explicou Ronildo Rodrigues, secretário executivo da Cáritas.
O estágio supervisionado Obrigatório é requisito legal para obtenção do grau de Graduação da UERR e, integraliza a carga horária obrigatória no currículo dos cursos.
Para mais informações, os alunos em fase de estágio devem procurar suas respectivas coordenações, exclusivamente via e-mail ou telefone.