27.04.09
O reitor da Universidade Estadual de Roraima, Nonato Vilarins, tem reunião marcada para às 15h desta terça-feira, 28, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na sede do Ministério da Educação (MEC) em Brasília (DF). No encontro serão discutidos temas referentes à unificação do vestibular e o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na audiência estarão presentes também os demais integrantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Segundo Vilarins, ainda não há posição concreta da UERR em relação à adesão. No entanto, ele adianta que se a proposta do MEC para universidades estaduais for igual à feita a universidades federais, a entidade de ensino superior do Estado não tem interesse em unificar os procedimentos para ingresso em ensino superior público.
“Ainda não temos nenhuma contraproposta. Primeiro, vamos ouvir a proposta do MEC, para posteriormente discutirmos a possível adesão e como poderemos fazê-la”, disse. Além disso, ele esclarece que ainda não há como ter um posicionamento mais concreto sobre o assunto, até porque, segundo ele, são necessários diálogos sobre vantagens e desvantagens da unificação.
“É um debate muito amplo, pois oportunizará a pessoas de outros Estados ingressarem no ensino superior ofertado pela UERR. Neste momento, não pretendemos aderir”, conclui.
Fonte: Folha de Boa Vista