Lançamento do Laboratório de Engenharia foi lançado na manhã desta sexta-feira, 19
Fotos Ascom MPC: Solenidade contou com a participação de representantes de instituições de ensino
A Universidade Estadual de Roraima deve firmar convênio com o Ministério Público de Contas de Roraima para a utilização por acadêmicos e professores, dos laboratórios construídos pela instituição para a ampliação das atividades de fiscalização da gestão pública. O anúncio foi feito durante solenidade de lançamento do Laboratório de Engenharia do MPC, na manhã desta sexta-feira, 19, e contou com a participação de representantes de instituições de ensino superior, como a Universidades Estadual e Federal de Roraima, e a Estácio.
O reitor da UERR, Regys Freitas, destacou a importância do laboratório também para os gestores públicos que, conforme ele, ganham um pouco mais de segurança para poder atuar em processos específicos. “Muitas vezes somos demandados sem conseguir justificar aquilo que fizemos [obras], mas sobretudo potencializa a prevenção tanto na segurança viária e obra cível, o que faz com que esse laboratório e a sua gestão deixe um contributo de muita importância para o nosso estado”, ressaltou.
Ele também enfatizou a contribuição das instituições de ensino superior nas áreas de ciências e pesquisa, para o projeto do MPC. “É colocar dentro dessa infraestrutura ciência, pessoas pesquisando, pessoas debatendo, pessoas analisando e podendo dar a sua contribuição, tanto fazendo se for uma obra federal, estadual. Vai, com certeza, ajudar a prevenir acidentes, principalmente na segurança viária que hoje é uma das que mais mata estatisticamente”, disse.
O procurador-geral, Paulo Sérgio Sousa, faz parte do Plano de Gestão para o biênio 2021/2022 e salientou que sua função será fundamental no embasamento e auxílio dos trabalhos de investigação realizados pelo MPC no combate à corrupção e desvio de verba pública em obras de infraestrutura. Em sua fala, o procurador adiantou o lançamento do projeto do Laboratório de Saúde, também com intenção de ampliar as ações de fiscalização nesta área.