Denúncia do Ministério Público marca avanço nas apurações e reforça processo de reconstrução da UERR
A Universidade Estadual de Roraima considera fundamental dar publicidade ao trabalho de investigação conduzido pelo Ministério Público do Estado de Roraima, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
A atuação firme, técnica e persistente das instituições de controle reafirma a importância da Justiça e renova a confiança de que fatos graves podem e devem ser plenamente esclarecidos.
As investigações em curso tratam de possíveis irregularidades em contratos firmados em gestões anteriores, inclusive contratos celebrados com a empresa Ibiapino & Pinheiro Ltda., envolvendo indícios de fraude em procedimentos licitatórios, pagamentos irregulares e inconsistências administrativas apontadas em relatórios técnicos e peças processuais.
Elementos constantes dos autos indicam divergências entre registros financeiros e movimentações efetivas, além de pagamentos sem documentação adequada e outras inconsistências administrativas que estão sendo analisadas pelas autoridades competentes.
A atual gestão da Universidade Estadual de Roraima fará tudo o que for possível e necessário para que a Justiça seja feita no menor tempo possível, colaborando integralmente com as investigações, encaminhando documentos, prestando informações e adotando todas as providências administrativas cabíveis para o esclarecimento dos fatos e a apuração de responsabilidades.
Paralelamente, foram instauradas sindicâncias e processos administrativos internos, com o objetivo de apurar responsabilidades no âmbito institucional e revisar procedimentos, especialmente nas áreas de contratação, execução financeira e controle interno, como parte de um processo mais amplo de reorganização administrativa e fortalecimento da governança.
As autoridades responsáveis pela investigação já destacaram a necessidade de continuidade das apurações para análise individualizada das responsabilidades, o que evidencia a complexidade dos fatos e a importância de um trabalho técnico e aprofundado.
O ex-reitor acusado, investigado neste e em outros procedimentos, foi submetido a medidas cautelares determinadas pela Justiça, inclusive com monitoramento eletrônico, circunstância que reforça a gravidade dos fatos sob análise e a relevância do trabalho das instituições responsáveis pela persecução penal.
A Universidade Estadual de Roraima afirma com clareza que situações dessa natureza pertencem ao passado.
O compromisso da instituição é com a transparência, com a responsabilidade administrativa e com o fortalecimento de práticas que assegurem a correta aplicação dos recursos públicos.
A UERR seguirá colaborando com todas as investigações em andamento, adotando as medidas necessárias para que os fatos sejam plenamente esclarecidos e para que possamos, de forma definitiva, colocar uma pedra sobre esse tipo de situação, permitindo que a Universidade avance com a credibilidade e o respeito que a sociedade roraimense espera e merece.







