19.05.11
A Universidade Estadual de Roraima inicia na próxima segunda-feira (23) as aulas do curso de Língua Macuxi. O projeto, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, atenderá a 25 professores, acadêmicos, servidores da instituição e comunidade em geral. As inscrições encerram-se nesta sexta-feira, 20.
![](https://172.23.0.246/uerr/wp-content/uploads/2011/05/images_Fotos_indio close.jpg)
A pró-reitora de Extensão, professora Maria das Neves, explica que o objetivo do curso é valorizar o patrimônio cultural Macuxi. “Ações voltadas à educação indígena são políticas do Governo Estadual necessárias para revitalizar o estudo das culturas, como está ocorrendo com a língua Macuxi” disse a pró-reitora.
Segundo a pró-reitora, a proposta é gerar o interesse da sociedade roraimense em conhecer melhor a realidade deste povo. A Universidade Estadual também ofertará este curso em comunidades indígenas como a do Contão, no município de Pacaraima, onde o projeto será oferecido à comunidade, professores e alunos do ensino médio e fundamental.
A coordenadora das atividades, professora Alessandra Santos, explica que o curso será intensivo, com duração de 40 horas, às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 21h30, terminando no dia 29 de junho. “Entre as atividades, teremos aula de campo na comunidade Flexal, no Uiramutã, onde 90% fala a língua”, informa.
O professor macuxi Alvino Andrade destaca “o interesse da Universidade Estadual de Roraima em se inserir no ambiente da comunidade indígena através da língua como uma forma de reconhecimento, valorização e divulgação deste elemento cultural”.