Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) fará o pré-lançamento do Guia e Aplicativo Turístico Digital Interativo Boa Vista – Roraima, ferramenta pioneira para o setor turístico do estado. O evento de apresentação ocorrerá às 19h30 na sala de informática (Lab EAD) do Campus Boa Vista (Rua Juscelino Kubitschek, 300, bairro Canarinho).
A plataforma é interativa, funcional e prática, pois otimiza o acesso a informações turísticas e de lazer, de localização e mobilidade, por meios digitais, tanto para visitantes quanto para a população local. “É o primeiro aplicativo turístico lançado em Roraima, destacando-se como uma ferramenta essencial para explorar os atrativos da região. Tudo na palma da mão, pelo celular, de forma interativa, com alguns cliques, pela leitura dos códigos QR”, destaca o idealizador e coordenador do projeto de extensão, professor Ismar Borges.
O guia já está disponível para acesso público no site oficial www.turismororaima.boavista.br, com versões também em inglês, espanhol e macuxi. A página pode ainda ser traduzida para 100 idiomas, recurso disponível também no app. Nessa primeira fase, o guia oferece todos os recursos digitais para a Área 1 de Boa Vista. Por exemplo, a pessoa poderá acessar a Área Turística 1 – Centro Histórico, Orla Taumanan e Parque do Rio Branco, e obter uma série de informações antes não disponíveis de forma reunida, informatizada, digital, e interativa, otimizando as experiências de visitantes e dos residentes locais.
A plataforma inclui mapas integrados ao Google Maps e QR Codes em pontos estratégicos, permitindo acesso rápido a informações, rotas e dicas práticas. Traz ainda ferramentas que ajudam a criar roteiros sob medida, com informações detalhadas sobre atrativos, eventos, transporte e serviços. Tem também calendário de eventos, notícias atualizadas e detalhes sobre os principais destinos de Roraima.
“A equipe do projeto realizou um zoneamento e mapeamento detalhado das áreas turísticas de Boa Vista, identificando sete principais áreas turísticas e de lazer na capital e três regiões turísticas em Boa Vista e arredores, e adotou as Três Regiões Turísticas do MTur para o estado de Roraima, a fim de planificar e fazer a gestão dos atrativos, atividades, locais e destinos no Guia”, detalha Borges.
A segunda fase do projeto contempla a finalização de seções ainda em construção no guia e a instalação de painéis e totens informativos em pontos estratégicos de Boa Vista, como o Parque do Rio Branco, a Orla Taumanan, e o Centro Histórico, com destaque para a Rua Floriano Peixoto. Esses totens trarão informações detalhadas sobre os atrativos, mapas interativos e QR Codes que permitirão acesso imediato à ferramenta.
Para uma produção e instalação mais ampla dos painéis e totens, a equipe da UERR está em busca de parcerias instituicionais. “O pré-lançamento incluirá uma apresentação interativa das funcionalidades do guia, explicando sua criação e estrutura. Quem estiver presente poderá tirar dúvidas e experimentar em primeira mão as ferramentas disponíveis”, convida Borges. Os interessados podem confirmar presença pelos contatos: ismarborgeslima@gmail.com e/ou (95) 99151-0048.
A iniciativa é sem fins lucrativos, sem viés comercial, e é uma contribuição de professores e pesquisadores da UERR para a população de Roraima. O projeto de extensão “Boa Vista 4.0 – Smart Turismo Sem Fronteiras” está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UERR) e Laboratório Multiamazon (UERR). A professora Rosijane Evangelista é vice-coordenadora. Os demais membros da equipe são Shirley Jone Cabral de Brito, Andreza da Silva Farias e João Arthur Freitas de Souza.