23.01.13
A Universidade Estadual de Roraima abriu o processo de pré-inscrição nos cursos de mestrado e doutorado em Biologia da Água Doce e Pesca Interior que serão ofertados pela instituição em convênio com o INPA. Os interessados devem se dirigir à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação entre 28 de janeiro e 15 de fevereiro.
O único documento exigido é o RG original. Não será cobrada nenhuma taxa. A pré-inscrição é servirá para que a UERR saiba quantas pessoas estão interessadas em realizar os cursos, definindo a viabilidade de abertura do processo seletivo.
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação funciona no campus Boa Vista, rua Sete de Setembro, 231, Canarinho, das 8h às 18h, sem pausa para almoço. Mais informações podem ser obtidas ligando para 2121-0943 ou 2121-0944.
O CONVÊNIO – Fruto de uma parceria entre a UERR, Inpa, Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI), o convênio foi assinado em novembro de 2012.
O programa foi criado pelo Inpa em 1976 e é credenciado na Capes na área de ecologia e meio ambiente. A avaliação da Capes é 4, numa escala de 3 a 7 para cursos recomendados. Entre as atividades previstas estão treinamentos de campo e laboratório em temas sobre biologia reprodutiva de peixes, parasitologia, sistemática, biologia evolutiva, manejo de estoques pesqueiros, limnologia e tecnologia de processamento do pescado.
As vagas do mestrado serão preenchidas via edital de seleção. O doutorado terá fuxo contínuo, precisando apenas da apresentação do Diploma (ou certificado de conclusão) da maior titulação, proposta do projeto de pesquisa, aceite de um orientador do Badpi e currículo.
PÓS-GRADUAÇÕES – Além das vagas de mestrado e doutorado fruto deste convênio com o Inpa, a UERR oferece outras pós-graduações aos profissionais do Estado. Duas delas são as especializações em Enfermagem Obstétrica, cujas aulas começaram em dezembro, e em Planejamento e Gestão do Ensino Superior, iniciando em fevereiro de 2013. A Universidade Estadual tem hoje duas turmas de mestrado em Ensino de Ciências, uma com as aulas em andamento e a outra começando em março deste ano.