14.08.09
O professor Nonato Vilarins, reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), assina nesta segunda-feira (17) o edital de lançamento do Programa Institucional de Iniciação Científica (PICC). A iniciativa quer estimular os pesquisadores da instituição a envolver os acadêmicos nas atividades científicas e tecnológicas em andamento.
A assinatura será feita às 9h30, na sala do Conselho Universitário (Conuni), campus Boa Vista, bairro Canarinho, com a participação de pró-reitores, professores e acadêmicos. O Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Estadual receberá inscrições até 30 de setembro. Os interessados devem procurar a Pró-reitoria de Pesquisa das 8h às 13h30.
Ao inscrever-se, o aluno deverá informar se deseja participar da categoria Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no valor de R$ 465 durante 12 meses, ou do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PICV). A divulgação do resultado será feita no dia 20 de outubro. O financiamento é todo do própria UERR.
Para o PIBIC serão considerados e aprovados os 10 melhores projetos. Os demais ficarão numa lista de espera. Quem for aprovado mas não for classificado pode participar na categoria PICV.
O edital é uma das ações da UERR para promover o desenvolvimento do Estado e ampliar o trabalho na área de formação de recursos humanos para a pesquisa.
Entre os requisitos para o aluno concorrer ao edital está a indicação de um pesquisador da UERR, que deve ser mestre ou doutor. O acadêmico não pode ter vínculo empregatício e/ou ser beneficiado com algum tipo de bolsa. Também deverá dispor de 20 horas semanais para se envolver nas atividades de pesquisa.