O Prof. Dr. André Augusto da Fonseca, do curso de História da Universidade Estadual de Roraima (UERR), irá representar a instituição em dois importantes eventos internacionais. Três trabalhos do docente pesquisador foram selecionados pelo V Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI) e Congresso da União Antropológica Mundial (World Anthropological Union Congress).
O primeiro congresso (COIMI) será realizado em Boa Vista, entre os dias 20 e 23 de agosto. O evento envolve diversas universidades e redes colaborativas de vários países. Em 2024 será sediado na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Já teve edições em Sevilha, Campo Grande, Santa Marta e Paris. Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever pelo link: https://coimi.net/pt/inscricoes.
No COIMI, Fonseca vai apresentar os trabalhos “Um mal-entendido historiográfico como lugar de memória: sobre a assim chamada ‘Revolta da Praia do Sangue’” e “Toponímia do espaço da Guiana Brasileira a partir da Cartografia Colonial do vale do rio Branco (séculos XVIII-XX)”, em coautoria com a Dra. Maria do Socorro Melo Araújo (UFRR).
O segundo congresso será realizado de 11 a 15 de novembro em Joanesburgo (África do Sul) no mês de novembro. O link para inscrições de ouvintes é https://waucongress.org/. Para o evento foi selecionado o trabalho “Landscape and species interactions in northern Amazon trough 18th, 19th and 20th centuries: notes for a non-anthropocentric history of animals, plants, rivers and mountains”.
Trata-se de uma abordagem interdisciplinar dos relatos de viajantes, etnógrafos, naturalistas e cartógrafos que percorreram a bacia do rio Branco entre os séculos XVIII e XX. O material foi produzido em coautoria com o Dr. Romerio Bríglia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio). O evento é organizado pela Anthropology Southern Africa, a Associação Profissional Nacional dos Antropólogos da África do Sul.
Ambos eventos são direcionados para pesquisadores(as) e representantes dos conhecimentos tradicionais. “São eventos internacionais, de grande importância para as Ciências Humanas. São oportunidades valiosas para o debate científico com pesquisadores de vários estados e países”, avalia o professor da UERR.
As pesquisas envolvem um historiador, uma linguista e um biólogo, dentro de um projeto de pesquisa da UERR, que se articula também a diversas orientações de alunos na graduação e pós-graduação, inclusive de iniciação científica. “Os três trabalhos, após essas apresentações e debates, resultarão em artigos que serão submetidos a revistas científicas”, informa.
Parabéns André. Orgulhe-se UERR.