O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica em todo o território nacional. Ele concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no Brasil.
Está sob a égide do aparato legal: Portaria Capes nº 96, de 18/07/2013; Portaria Capes nº 120/2016 – esta altera a Portaria nº 84/2016 de 15/04/2016; Portaria n° 21, de 12/03/2012 – que dispõe sobre a prorrogação da vigência dos projetos PIBID, selecionados conforme os editais dos anos de 2009 e 2010; Decreto nº 7.219, de 24/06/2010 – que dispõe sobre o PIBID e Portaria Capes nº 72, de 09/04/2010 e Edital 061/2013, CAPES/MEC, que dispõe sobre a seleção de instituições de Ensino Superior, públicas e privadas.
Destacam-se entre os principais objetivos do PIBID, de acordo com a Portaria nº 096: incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do Magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos Cursos de Licenciatura, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; estimular as escolas públicas de Educação Básica, para mobilizar seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessária à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos Cursos de Licenciatura.
Na Universidade Estadual de Roraima (UERR) o PIBID foi implantado no ano de 2010. Atualmente é composto por 11 Subprojetos sendo desenvolvido em dois municípios distintos: Educação Física (Boa Vista), Filosofia (Boa Vista), Física (Boa Vista), Geografia (Boa Vista), História (Boa Vista), Interdisciplinar (Boa Vista), Letras (Boa Vista e Rorainópolis) e Química (Boa Vista e Rorainópolis).
O Projeto Institucional e seus respectivos Subprojetos devem promover a inserção dos estudantes universitários no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica. Os estudantes devem desenvolver atividades didático-pedagógicas sob orientação de um professor vinculado a uma das licenciaturas da UERR e de um professor ligado a escola da Educação Básica onde o Subprojeto é desenvolvido.
Compõem a estrutura do PIBID/UERR/CAPES: Coordenador Institucional, responsável pelo Projeto Institucional junto a CAPES e dentro da IES; Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais, cujo papel consiste no acompanhamento pedagógico de cada Subprojeto; Coordenadores de Área, responsáveis por cada um dos Subprojetos, pela articulação com as escolas de Educação Básica; além dos Supervisores, agentes de orientação e supervisão dos Bolsistas de Iniciação à Docência, todos estes integrantes das Licenciaturas nas quais os Subprojetos estão vinculados.
Para finalizar, a Coordenação Institucional do PIBID/UERR/CAPES entende que as ações do programa contribuem com o processo de construção do conhecimento relativo à formação e atuação dos futuros professores na escola.