Apoio a servidores da Segurança Pública que precisem de acompanhamento psicológico será permanente
Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima estão criando um grupo de apoio com a oferta de atividades voltadas à saúde mental para bombeiros e policiais militares. O objetivo é identificar e orientar casos de profissionais dessas categorias específicas que necessitem de acompanhamento psicológico.
Para dar início às ações, o Grupo de Estudos em Medicina na Saúde da Família, formado por 15 alunos do curso e orientado pelo professor Mário Maciel, está organizando duas palestras, nos dias 20 e 21, com o tema “o cuidado com a saúde mental”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que ações de saúde mental são reforçadas em todo o Brasil. A primeira atividade, na segunda-feira, acontece das 8h às 10h, no auditório do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. Já a segunda, no dia 21, terça-feira, será das 9h às 11h, no auditório da Academia de Polícia Integrada.
A acadêmica Brenda Heloísa Farias, que preside o grupo, explicou que a iniciativa faz parte de atividades extracurriculares do grupo de acadêmicos, que receberão o apoio da professora e psicóloga Perla Alves para ministrar as palestras.
Ainda conforme ela, depois da fase onde os servidores vão receber as informações sobre saúde mental, o trabalho vai contar com a parceria dos centros de saúde das duas corporações para a identificação de possíveis casos que careçam de apoio psicológico.
Ela lembra que não vai haver limite de atendimentos, mas um critério para participação da fase de orientação individual será responder a um questionário e depois um termo de consentimento. “Os acadêmicos que compõem o grupo estarão à disposição dos participantes para orientações durante o período de pandemia com apoio da Dra. Perla Alves”, informou Brenda.