02.08.13
O Conselho Estadual de Educação publicou o reconhecimento dos curso de Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Sociologia, ofertado pela UERR. O reconhecimento do curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 31/07/2013, páginas 09 a 12.
A UERR oferta o Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) a 360 docentes das redes básica estadual e municipais. A licenciatura é ofertada a professores há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial. A licenciatura é dividida em quatro semestres e as aulas ocorrem no período das férias, em horário integral. Os cursos ministrados são: Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa (Literatura), Língua Portuguesa (Inglês) e Língua Portuguesa (Espanhol).
“Alguns professores são formados apenas em Pedagogia e ministram aulas que não são da sua área. O objetivo é qualificá-los para que ofereçam um ensino de mais qualidade”, explica a professora Simirames Pontes, coordenadora do programa na UERR. O Parfor garante que os professores obtenham a formação exigida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.
O Conselho Estadual de Educação de Roraima é o órgão normativo, consultivo, fiscalizador e deliberativo do sistema de ensino em Roraima. É constituído por 11 membros, indicados pelo Secretário de Estado da Educação, Cultura e Desportos e nomeados pelo Governador do Estado para um mandato de quatro anos. Os conselheiros atuam nas câmaras de Educação Básica e de Educação Superior.