O documento aprovado com as propostas será apresentado nas etapas Estadual e Nacional. O relatório forma um conjunto de recomendações na área de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, transporte e utilização dos espaços públicos que vão contribuir para o desenvolvimento planejado do município. As discussões envolveram o tema ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já’. Participaram dos trabalhos representantes da sociedade civil e organizada, movimentos sociais e populares, trabalhadores, ONGs, associações e estudantes universitários.
Para a Prefeitura de Rorainópolis, organizadores e coordenadores, a Conferência foi positiva pois serviu para contextualizar as responsabilidades entre autoridades, gestores públicos e a sociedade civil.
UERR – Dos quase 45 acadêmicos que estavam participando e representando a instituição, dois foram escolhidos como delegados: Gildo Roque Melo (delegado titilar e conselheiro membro do conselho para o triênio 2014 a 2016) e Joel Soares Veloso (delegado suplente). O professor Claudio Travassos Delicato esteve preparando, orientando e acompanhando as turmas de sociologia na 5ª conferencia Municipal das Cidades do Município de Rorainópolis.