Reitor eleito da UERR teve 89% dos votos
Segundo dados preliminares da comissão eleitoral, o número de aptos a votar era de 2.547 eleitores, entre professores, técnicos e alunos, mas compareceram 1.146, o equivalente a 45%. Do total, a chapa obteve 1.015 votos contra 131 de brancos e nulos.
Os números são preliminares e não está computado neste resultado o peso de cada categoria. Os votos dos professores correspondem a 50% do total, dos técnicos 30% e dos acadêmicos 20%. Os números ainda serão divididos pelo total de cada categoria. Os 89% correspondem ao número de votos totais recebidos pela chapa.
Votaram na chapa “Juntos pela UERR que queremos”: 99 professores, 106 técnicos e 810 alunos. A comissão eleitoral está finalizando os trabalhos para apresentar o resultado final ao Conuni (Conselho Universitário da Universidade Estadual).
Regys foi nomeado reitor pró-tempore no dia 27 de janeiro deste ano e encontrou a UERR com quase R$ 7 milhões em dívidas com o IPER (Instituto de Previdência do Estado), Receita Federal e Estadual, terceirizada e fornecedores. Adotou medidas de contenção de gastos, readequação de contratos administrativos e conseguiu quitar a dívida em seis meses.
Criou o programa de qualificação de professores e técnicos e ampliou as parcerias para oferta de cursos de mestrado e doutorado com instituições como o IFRR (Instituto Federal de Roraima), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), UFC (Universidade Federal do Ceará), UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), Unirio (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UFF (Universidade Federal Fluminense).
Firmou parcerias com a Femarh, Vigilância Estadual em Saúde e Sefaz/Receita Federal para programa de estágio remunerado e não-remunerado para diversos cursos da UERR. Neste período também foram realizados dois vestibulares com oferta de 830 vagas.
Também foi na atual gestão que a UERR firmou convênio com a Universidade de Córdoba (Espanha) para mobilidade acadêmica, possibilitando à Universidade Estadual mandar alunos para lá, como também receber acadêmicos daquela Instituição. Uma aluna de Roraima já foi contemplada.
Regys Freitas é professor concursado da UERR, possui graduação em Direito pela Faculdade Cathedral e Mestrado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Foi Assessor Jurídico do Juiz Federal 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Roraima e também Assessor Jurídico do Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Roraima, com atuação no 1º Ofício Criminal e no Ofício Eleitoral, deixando o cargo para assumir a reitoria em janeiro. Também foi professor de Direito Penal da Faculdade Cathedral. É aprovado no exame da OAB e atua com ênfase em Direito Público.