As atividades investigativas geram processos em que o ensino das Ciências e da Matemática não devem mais se contentar em mostrar reações, ciclos ou fórmulas prontas. O ensino científico deve ser totalizante, buscando a equalização ao acesso e ao uso dos bens científicos na elaboração do saber científico.
Diante do exposto, as instituições promotoras do VIII CNNECIM assumem a realização do evento programado, propondo que as atividades do mesmo mostrem e discutam com a sociedade suas produções, avanços científicos, educacionais e tecnológicos, oportunizando novas experiências e abordagens. Para tanto se decidiu pela realização dos referidos temas e áreas temáticas.
AREAS TEMÁTICAS
ÁREA TEMÁTICA 1
METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA.
ÁREA TEMÁTICA 2
METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
ÁREA TEMÁTICA 3
EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
ÁREA TEMÁTICA 4
CURRÍCULO, ENSINO E AVALIAÇÃO.
ÁREA TEMÁTICA 5
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.